Criar um site onepage ou multipage? Esta é uma das principais dúvidas quando o assunto é desenvolver o site de uma empresa. O mais importante, no entanto, é identificar quais são os objetivos do projeto.
Os sites onepage (ou seja, com apenas uma página) já são muito populares como uma das melhores maneiras de entregar conteúdo de forma rápida, simples e eficaz. Eles funcionam mais como uma espécie de “cartão de visita”, que servem para apresentar a empresa.
“Ao invés de lutar para encher um número de páginas com informações (e talvez até ficar enchendo linguiça), você pode incluir todas as informações que os clientes potenciais irão precisar em apenas uma única página. Nesse modelo, você pode colocar alguns incrementos como: depoimentos de clientes, breve descrição dos serviços prestados e muito mais”, explica Rafael Siqueira, da UI & UX Designer.
Mas quando o site multipage é ideal? Se o objetivo é obter mais alcance e, consequentemente, mais acessos, o ideal é que seja feito todo um trabalho de marketing digital. Nesses casos, o site multipage torna-se a melhor opção. Isso inclui a necessidade de informar descrições detalhadas dos produtos, artigos do blog e assim por diante.
Se o site onepage for bem desenvolvido, ele pode ter um fluxo de navegação e informação bem intuitiva. No entanto, quando o conteúdo do seu site for aumentando, o site multipage vai conseguir entregar uma experiência melhor para o seu visitante.
Siqueira sugere investir em um site onepage se você:
- Não vai investir em marketing digital;
- Precisa de uma solução simples;
- Não tem muito conteúdo.
E optar por um site multipage se você:
- Vai investir em marketing digital;
- Tem muito conteúdo para colocar no seu site;
- Vai ter publicações constantes (ex: notícias e blog);
- Considera o motor de pesquisa uma prioridade
Resumindo, cada abordagem tem pontos positivos e negativos. A chave é descobrir qual projeto será mais adequado para você e quais tipos de conteúdo deseja destacar.